• HUDSON CASTRO - ARQUITETURA

2º Prêmio Cobogó leva competição para evento multicultural

Em sua 2ª edição, o Prêmio Cobogó trouxe a etapa final da competição para ser realizada dentro do Brasília Trends – Design Fashion Week. O prêmio é uma iniciativa dos arquitetos Hudson Castro e Renan Balzani que comandam o escritório Pé Esquerdo, juntamente com o centro universitário IESB e a Cimentare.

Este ano a competição cresceu e recebeu mais de 100 inscrições (dos universitários do IEBS e UnB) com propostas para novos cobogós, os elementos vazados que fazem parte das fachadas de muitos prédios na paisagem de Brasília.


"Esse tipo de concurso é muito importante para que estudantes possam treinar suas habilidades e mostrar sua criatividade que serão muito requisitadas no ambiente profissional", comenta Hudson Castro, co-organizador do concurso.


Diferente da primeira edição da competição, esse ano o 1º lugar foi levado por uma dupla. As estudantes Letícia Pacheco e Deyse Mendes apresentaram a proposta que cativou os jurados formados por membros de cada uma das instituições e empresas organizadoras do concurso


Além de revelar a proposta vencedora, o evento contou ainda com uma exposição de impressoras 3D construídas pelo escritório Pé Esquerdo, uma vez que o cobogó vencedor será produzido e comercializado utilizando o processo de impressão 3D em sua fabricação.


"A impressão 3D já é uma realidade produtiva há anos porém ainda pouco considerada no Brasil. Nós pesquisamos, estudamos e construímos impressoras 3D para facilitar o acesso de todos à essa tecnologia e justamente por isso queremos que os estudantes entrem em contato com ela para criarem suas propostas. Os protótipos do cobogó vencedor serão feitos através de impressão 3D por ser um processo mais rápido, mais limpo e mais preciso que os métodos tradicionais.", afirma Hudson Castro.